Quais as maiores plantações de arroz do Brasil?

Quais as maiores plantações de arroz do Brasil?

Pessoas curiosas querem saber basicamente tudo, não é verdade? E se você está aqui, é por que provavelmente quer saber um pouco mais sobre as maiores plantações de arroz do nosso país, certo?

Pois não se preocupe mais. Neste artigo falaremos para você quais são as maiores plantações de arroz do Brasil. Assim, você fica mais por dentro do assunto e até mata a sua curiosidade de ter essa resposta.

Portanto, vamos direto ao assunto e chega de enrolação.

Brasil

Antes de falarmos sobre as maiores plantações de arroz do Brasil, gostaríamos de lhe falar uma curiosidade a respeito do Brasil na produção de arroz.

Nosso país é o 8° maior na importação de arroz mundial, e por isso, é bastante respeitado lá fora.

Além disso, o nosso país é o maior fora da Ásia na importação. Isso mostra que o Brasil realmente se importa com muitos valores econômicos.

O arroz é uma comida preciosa aqui no Brasil, e é muito difícil imaginar nossa refeição sem ele. Por isso, faz bastante sentido ele está em primeiro lugar dos países fora da Ásia na importação de arroz.

Nosso pais tem um grande nome na importação de arroz e dá para entende bem, não é mesmo?

Alguns lugares fazem questão de que a importação de arroz venha direto de nosso país. E por isso, o Brasil continua crescendo em massa na produção de arroz, algumas vezes tendo até valores inesperados.

Essa história sem dúvidas despertou ainda mais a sua curiosidade sobre quais as maiores plantações de arroz do Brasil, não é mesmo?

As maiores plantações

O Rio Grande do Sul corresponde a 66,6% da produção nacional de arroz e ganha então o título de “maior produtor brasileiro de arroz”.

Esses dados estão de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados apontam que as 20 maiores produtoras do alimento são cidades que estão no estado do Rio Grande do Sul.

A pesquisa aponta que as maiores plantações de arroz estão localizadas nas seguintes cidades:

  • Uruguaiana (5,1%)
  • Itaqui (4,8%)
  • Santa Vitória do Palmar (4,1%)
  • Alegrete (4%)
  • São Borja (3,2%)

As cinco listadas acima apontam 21,1% da produção nacional de arroz. É claro, se colocadas juntas.

Santa Catarina é a segunda no ranking de maiores plantações de arroz do Brasil. Suas importações correspondem a 9,5%, o que é um valor bem baixo comparado com Rio Grande do Sul.

Veja também a lista com os estados brasileiros e suas respectivas plantações de arroz para você ter uma base ainda melhor:

  • Mato Grosso (4,0%)
  • Maranhão (3,8%)
  • Tocantins (3,0%)
  • Rondônia (2,1%).

O levantamento mostrou também que o arroz é o segundo principal produto do Rio Grande do Sul, representando 22,9% da produção agrícola total do estado.

Em primeiro lugar está o cultivo de soja, com cerca de 29,6%, o que chega a dar um valor estimado em R$ 5,3 bilhões. O Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor de soja, com cerca de 9% da produção nacional.

Mas, a participação em percentual do Rio Grande do Sul no valor da produção agrícola brasileira teve um declínio de 2,2 pontos percentuais, ao passar de 11% em 2011 para 8,8% em 2012. Isso aconteceu na época por conta das condições climáticas desfavoráveis.

Mas fala aí para a gente: Sua dúvida sobre onde estão as maiores plantações de arroz do Brasil foi saciada?

Se gostou deste artigo, mostre para aquele seu amigo que ama saber as melhores curiosidades relacionadas ao nosso país. Assim, todos podem tirar um pouco mais de proveito deste artigo e do conhecimento passado por ele.

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *